Saúde Digital: Presente e Futuro
Telemedicina e Telessaúde
Prestação de cuidados de saúde à distância, por meio de tecnologias digitais, como videoconferências e aplicativos de mensagens permite que os pacientes recebam cuidados de saúde de alta qualidade sem precisar sair de casa.
Internet das Coisas Médicas (IoMT)
A IoMT é a interconexão de dispositivos médicos, sensores e outros equipamentos conectados à internet que podem ser usados para monitorar pacientes em tempo real, fornecer feedback aos médicos e melhorar a precisão dos diagnósticos.
Inteligência artificial e aprendizado de máquina
A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (ML) estão sendo usados para melhorar a precisão dos diagnósticos, desenvolver novos tratamentos e personalizar os cuidados de saúde com potencial de torná-los mais eficientes, precisos e personalizados.
Big Data
Big Data é o termo usado para descrever grandes conjuntos de dados que são difíceis de analisar com métodos tradicionais e está sendo usado para identificar padrões e tendências que podem ajudar os médicos a melhorar o atendimento ao paciente.
Realidade Virtual e Aumentada
A realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) estão sendo usadas para treinar profissionais de saúde, fornecer educação aos pacientes e melhorar a experiência do paciente. A VR e a RA têm o potencial de tornar os cuidados de saúde mais envolventes e personalizados.
Genômica e Proteômica
A genômica é o estudo do genoma humano, que é o conjunto completo de genes de uma pessoa e a proteômica é o estudo do conjunto de proteínas que executam as funções biológicas e utilizadas para desenvolver novos diagnósticos e tratamento de doenças genéticas e monitor a resposta ao tratamento.
Sustentabilidade
A saúde digital pode ser usada para reduzir o impacto ambiental dos cuidados de saúde. Por exemplo, a telemedicina pode reduzir a necessidade de viagens médicas e a IoMT pode ajudar os hospitais a gerenciar melhor seus recursos.